domingo, 11 de janeiro de 2009

Adolescência e suicídio

Diversos estudos têm apontado o suicídio como a segunda causa de morte entre os adolescentes. 

Além do grupo familiar e dos amigos, é necessário chamar a atenção para um espaço em que a prevenção do suicídio deve ser trabalhada: o da escola.

Seja como tema transversal ou tópico especial, a valorização da vida e a sua preservação pode ser trabalhada, com os devidos cuidados.

A rigor ninguém é contra a vida ou a sua valorização! Aproveite-se, pois, para se aprofundar a temática e, por meio de recursos pedagógicos apropriados, pode-se reforçar a necessidade de se salvar a própria pele em qualquer circunstância... 

Não estamos aqui simplificando o debate nem tão pouco dizendo que todos estão prontos para abordar o tema, mas afirmando ser possível, com preparação adequada, tratá-lo devidamente.

Por isso recomendamos a leitura do artigo A escola como espaço de prevenção ao suicídio de adolescentes – relato de experiência

Resumo
A autora relata sua experiência na realização de um curso de curta duração, destinado a educadores, com o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade de identificar fatores de risco de suicídio e de conscientizá-los para a importância de se perceber a escola como instância de prevenção ao suicídio, numa visão interdisciplinar, diante da complexidade do fato. Ressalta as ressonâncias que o tema provoca nos profissionais da educação.

Para acesso ao texto integral clique aqui

A autora, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira, é psicóloga clínica e professora da Faculdade Educação junto à Universidade Federal de Goaís. A sua tese de doutorado versa sobre adolescência e suicídio: Tentativa de Suicídio na Adolescência: dos sinais de aviso às possibilidades de prevenção. Como produto intermediário da tese temos um artigo seu, publicado na Revista da UFG: Tentativa de Suicídio na Adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário