terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estudar a morte e o morrer é também valorizar a vida...

[Debate em torno da morte]

Fala-se de “psicologia da morte” e de “educação para a morte”, como novas maneiras de encarar, como dizem os estudiosos, a morte e o morrer.

O ramo da ciência que tem cuidado destes estudos é a tanatologia que, para alguns autores, é a ciência que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem as reações à perda, ao luto e à morte.

Alguns autores no Brasil têm se destacado no estudo tanatológico, entre outros: Evaldo D´Assumpção, Wilma da Costa Torres, Roosevelt Moises Smeke Cassorla e Maria Júlia Kóvacs.

Franklin Santana Santos e Dora Incontri coordenaram, em 2008, um curso de tanatologia e organizaram a obra A arte de morrer: visões plurais, publicada pela Ed. Comenius.

A sinopse completa segue abaixo:

''A Arte de Morrer - Visões Plurais'', organizado pelo médico Franklin Santana Santos e pela educadora Dora Incontri será certamente uma referência no Brasil, pois se trata de uma obra escrita por inúmeros especialistas em Medicina, Filosofia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Antropologia, Direito, Religiões e outros, discorrendo cada qual sob a sua perspectiva sobre a temática da morte. Todos os autores são pesquisadores, a maioria doutores das maiores universidades brasileiras, que abordam a questão de maneira interdisciplinar e plural. Apesar de ter esse caráter acadêmico, não se trata de um livro dirigido apenas a estudiosos da questão, mas a todas as pessoas que desejam romper o silêncio em torno da problemática da morte - que nos toca a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário