quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Governo coreano lança programa de prevenção do suicídio

Graças à ação católica portuguesa na Coréia do Sul nos chega a informação que transcrevemos, na íntegra, abaixo:

O ministério da Saúde e Assuntos da Família revelou estar a desenvolver um programa educativo para jovens estudantes e um manual para professores,que visam a prevenção do suicídio juvenil.

O programa de duas horas sobre prevenção do suicídio para adolescentes e jovens tem como objectivo fornecer uma melhor compreensão do fenómeno do suicídio e encorajar os estudantes a participarem em grupos de discussão sobre o assunto, apoiados por material audiovisual. O programa incentiva os jovens a procurarem ajuda quando tiverem pensamentos suicidas, oferecendo-lhes conselhos sobre como tomar as melhores decisões.

Será elaborado um manual de consulta para professores sobre o tema. O texto desenvolverá as várias fases de apoio aos jovens que pensam no suicídio. Oferece ainda dicas sobre o modo como os professores podem e devem envolver-se. Este manual será distribuído a partir do mês de Fevereiro.

No ano passado, suicidaram-se 33 coreanos, em média, por dia. Cerca de dois por cento dos adolescentes de Seul sofrem de depressão relacionada com a pressão dos estudos e a relação com colegas da escola e familiares. Dada a gravidade destes números, o ministério da Saúde e Assuntos da Família começou, a partir de Setembro passado, a tratar alguns estudantes, através de um programa de cooperação com várias clínicas da cidade. O ministério planeia também apoiar financeiramente os estudantes de famílias mais carenciadas.

Álvaro Pacheco

Fonte: http://www.fatimamissionaria.pt/noticia3.php?recordID=18783&seccao=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário