sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Plano Nacional para Prevenção do Suicídio

A Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio: o Plano saindo do papel

Em março de 2007, Neury José Botega publicava o instigante editorial Suicídio: saindo da sombra, em direção a um Plano Nacional de Prevenção  na Revista Brasileira de Psiquiatria. 

Quase dois anos depois e ainda não temos o Plano Nacional ainda totalmente delineado. Mas avanços importantes foram conquistados. É o que informa a equipe da Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, ao situar as ações da equipe responsável pela Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio:

- Publicação das Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio.

- Criação da logomarca Amigos da Vida que identifica a Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio (vide acima).

- Realização do I Seminário Nacional de Prevenção do Suicídio, nos dias 17 e 18 de agosto de 2006, em Porto Alegre.

- Lançamento do Projeto ComViver, que oferece acompanhamento para parentes de pessoas que cometeram suicídio.

- Lançamento do Manual de Prevenção do Suicídio para Profissionais das Equipes de Saúde Mental.

- Lançamento da publicação Referências Bibliográficas Comentadas sobre Suicídio, Sobreviventes e Família.

- Lançamento do DVD do I Seminário de Prevenção do Suicídio com todas as apresentações dos pesquisadores e gestores que participaram do evento. 

O horizonte para a elaboração do Plano Nacional também é informado:

Os próximos passos para implantação da Estratégia consistem na regulamentação das diretrizes, elaboração do Plano Nacional para Prevenção do Suicídio, formação de novas parcerias e na discussão desse tema no Plano Plurianual 2008-2011. As ações em curto prazo estão voltadas para identificação e construção de projetos pilotos em áreas estratégicas, contínua elaboração e publicação de material técnico e no intercâmbio e cooperação técnica com países da América Latina.

Em tempo: criamos o site Suicídio - conhecer para prevenir há alguns anos e agora o temos atualizado com mais frequência, tendo em vista a necessidade de continuar fornecendo subsídios àqueles que desejam estudar este tema na perspectiva da "defesa da vida".

Este blog é, pois, um complemento ao site e uma estratégia para mais disciplinadamente nos mantermos no debate e na coleta regular de dados sobre o tema.

Todo auxílio é bem-vindo, seja na indicação de material ao site ou na discussão de temas no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário