segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Crise econômica e o aumento do risco do suicídio

Os americanos se mobilizam para conter as ondas suicidas que as crises econômicas costumam causar...

Prevenção do suicídio: treinamento gratuito, auxílio disponível
Patty Contente - 10/02/2009

Um artigo recentemente publicado sobre a crise econômica e o aumento do risco do suicídio mencionou uma preocupação crescente com o impacto que a recessão econômica pode ter na saúde mental e emocional de indivíduos e famílias em toda nossa comunidade. O Grupo Tarefa Municipal de Suicídio e Saúde Mental enfrenta este desafio oferecendo treinamento de prevenção do suicídio gratuitamente ao grande público.

O Departamento de Saúde adotou um protocolo baseado em provas sobre a prevenção do suicídio, denominado “QPR” (Questionamento, Persuasão e Referência). Esta sistemática de ação, patrocinada pela União pela Prevenção do Suicídio, do Estado de Massachusetts, EUA, está sendo oferecida a outros grupos para se ampliar a consciência pública e a capacidade de intervenção em famílias e indivíduos em situação de risco. Esta estratégia baseada no protocolo QPR é direcionada a toda a comunidade, incluindo pais, escola e profissionais da área de saúde. O treinamento foi projetado com base no modelo bem-sucedido da intervenção médica em ressuscitação cardiopulmonar e tem por fundamento os seguintes conceitos-chave:
  • Aquele que mais necessita de ajuda em uma crise suicida é provavelmente quem menos irá solicitar auxílio.
  • A pessoa com a maior possibilidade de impedir que alguém morra por meio do suicídio é alguém que se conhece.
  • Antes de tentar o suicídio, é comum que as pessoas transpareçam sinais de angústia e inclinação ao ato suicida àqueles que estão ao seu redor. 
As sessões de treinamento se concentrarão nos fatos e mitos que envolvem o suicídio. Serão também conhecidos os sinais e as atitudes comuns no comportamento suicida e, o mais importante, todos estarão providos de informação sobre como abordar a pessoa em crise para ajudá-la nos momentos mais decisivos.

http://www.wickedlocal.com/somerville/news/x682884119/Suicide-prevention-Training-is-free-help-is-available

Tradução: Abel Sidney
Revisão:  Lucas Yassumura

Nenhum comentário:

Postar um comentário