sábado, 21 de fevereiro de 2009

Gestão de incidentes críticos

Da Ilha da Madeira, em Portugal, nos vem a notícia sobre o treinamento da Polícia de Segurança Pública, que inclui no curso sobre gestão de incidentes críticos tópicos voltados à temática da prevenção do suicídio, com o objetivo de fornecer aos oficiais  "conhecimentos para detectarem precocemente esses sinais num subordinado (soldado)".

A prevenção do suicídio dentro das forças policiais, mais do que necessário, necessita de abordagens e técnicas específicas. A gestão de incidentes críticos (ou de riscos, como é denominada no Brasil) é um dos quadros teórico-práticos orientadores. 

Estes treinamentos devem, naturalmente, abranger também a prevenção do suicídio em cidadãos comuns, pois os policiais, incluso os bombeiros, lidam com situações críticas em que é que necessário a detecção da ideação ou tentativa iminente de suicídio, em muitas ocasiões.

Eis uma boa notícia e ao mesmo tempo um tema a ser explorado, dentro do vasto campo de investigação em torno da prevenção do suicídio e da valorização da vida.

A matéria completa pode ser lida aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário