segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quando o verbete autocídio tem outra acepção


O verbete autocídio conforme o Houaiss é o "mesmo que suicídio".

Em castelhano designa também, conforme se pode observar abaixo, conduta suicida utilizando-se automóvel

A estatística espanhola aponta para a existência deste gênero de suicídio, contabilizando-o em 2,6% do total de ocorrências das mortes em acidentes de trânsito. A se levar em conta a dificuldade se detectar este tipo de suicídio, o número percentual há de ser muito maior. 

Eis, enfim, uma curiosidade linguística, uma estatística trágica e um campo de pesquisa vasto para os investigadores do tema suicídio.

Curso de Prevención de los Accidentes de Tráfico

26. Trastornos mentales y de la conducta.

· Los conductores con historia conocida de enfermedad psiquiátrica tienen doble tasa de accidentalidad que los demás.

· Existen diferencias importantes dependiendo del tipo de diagnóstico psiquiátrico y de que la enfermedad esté en fase aguda o crónica.

c. Los autocidios (conducta suicida utilizando el automóvil), son responsables del 2,6 % de todos los fallecimientos en accidente de tráfico. En la mayoría son varones con estrés vital, trastorno mental y abuso de alcohol con edades comprendidas entre 15 y 34 años. Se calcula que los autocidios representan el 1,2% del total de suicidios.

http://www.diariomedico.com/seguridadvial/ficha26.html

PS:
Ouvi de um argentino radicado no Brasil o relato de uma tentativa de suicídio planejado e, felizmente, não concretizada. Ele utilizou um Opala Diplomata, que foi arremetido contra uma parede a 200 km por hora. O carro destroçou-se e ele saiu ileso, com alguns pequenos arranhões. Está vivo e luta todos os dias contra uma insidiosa depressão que o persegue...

2 comentários:

  1. Geralmente as pessoas que provocam acidentes,em que, elas próprias são vítimas fatais, se formos investigar sua vida, apresentam episódios de depressão, cujo tratamento médico foi negligenciado ou interrompido sem a autorização do médico.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, Fernando. A negligência de tratamento da depressão é causa de muitos suicídios, evitáveis em sua maioria.

    Se os familiares dos pacientes que tendem a interromper ou a negligenciar o tratamento antidepressivo forem mais cuidadosos e incisivos, muitas tragédias podem ser evitadas.

    Tenho alertado que depressão é doença "já instalada" e que necessita, portanto, de medicamentos apropriados, consulta com psiquiatra etc.

    Infelizmente, os preconceitos que cercam as doenças mentais e os profissionais da área, também MATAM!

    ResponderExcluir