quarta-feira, 22 de abril de 2009

Valorização da vida e prevenção do suicídio nas escolas espanholas


O Guia para os gestores da educação e da saúde, publicado pelos ministérios da Educação e da Saúde espanhóis, tem como subtítulo Critérios de qualidade para o desenvolvimento de projetos e ações de promoção e educação para a saúde no sistema educativo.

Neste documento há 7 (sete) ocorrências para o termo "suicídio", o que demonstra a importância do tema, face à sua presença e ameaça, a exigir prevenção também no âmbito do sistema educacional. 

No capítulo que trata do "conhecimento disponível relativo às características das intervenções educativas de provada efetividade" considera-se como um campo de atuação prioritário o "bem-estar e a saúde emocional". É neste âmbito que o tema suicídio surge, logo nas primeiras linhas:

Nos países desenvolvidos, e portanto também na Espanha, cresce a preocupação com a saúde emocional da população escolar. A depressão, a ideação suicida, as tentativas de  suicídio os suicídios consumados parecem aumentar gradativamente entre os alunos, ao mesmo tempo em que se manifesta muitos episódios de violência nas escolas.

Depois de citar a ocorrência do bullying e a presença dos tantos transtornos de saúde mental a afetar o alunado, tem início o debate em torno da educação para a saúde como tema transversal e longitudinal. Aponta-se, também, a ausência de referencial teórico e de material educativo para se trabalhar estes temas, ao mesmo tempo em que se situa a sua urgência, destacando-se a necessidade de se "mobilizar atitudes e condutas" junto aos alunos!!

Convidamos, pois os leitores-estudiosos a conhecer o documento na sua íntegra, pois a experiência dos espanhóis certamente poderá servir como contraste às ações que estão sendo efetivadas no Brasil, ainda que timidamente e de forma isolada. 

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