sexta-feira, 8 de maio de 2009

Venâncio Aires-RS devidamente no mapa da prevenção do suicídio e da violência

A 130 quilômetros da capital gaúcha encontra-se, cravada em meio ao Vale do Rio Pardo e do Taquari, a próspera cidade de Venâncio Aires, capital do chimarrão. 

Por ser a maior produtora de fumo do país e, em parte, por decorrência disso, ela também ostenta a estatística sombria ter uma elevadíssima taxa de suicídio, grande parte em consequência da utilização de agrotóxico nas lavouras do fumo e da intoxicação por meio deste, que por sua vez debilita os agricultores, que fragilizados acabam por colocar fim às próprias vidas. A despeito da multidimensionalidade das causas do suicídio, em Venâncio Aires os fatores de risco estão mais claramente identificados e hoje combatidos. 

A boa notícia, aí abaixo, é um reforço às ações que já vem sendo desenvolvidas para retirar a cidade da trágica estatística. 

Desejamos todo o êxito para estas ações, que em boa hora chegam à capítal da chimarrão.

Parceria apoiará prevenção à violência
Otto Tesche

O Projeto de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Universidade de Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, em parceria com o Programa de Prevenção da Violência do Rio Grande do Sul, começa a ser implantado em Venâncio Aires. O segundo maior município do Vale do Rio Pardo está entre as dez cidades brasileiras com maior índice de suicídio, e por isso a questão ganha atenção redobrada do atual governo e também de especialistas e pesquisadores. O plano vem ao encontro da proposta da administração municipal de qualificar e instrumentalizar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Um encontro entre representantes da Secretaria da Saúde, o prefeito Airton Artus e integrantes do projeto, no início do mês, marcou a integração entre os órgãos. Conforme Artus, o projeto-piloto irá oportunizar que o Caps retome seu papel na comunidade. “Com esta filosofia de um novo tempo, de uma política moderna, daremos atenção especial ao Caps para que ele possa oferecer um trabalho de qualidade à nossa comunidade, não somente para as pessoas que estão sofrendo de distúrbios psíquicos, mas também para aquelas que apresentam problemas com drogas e álcool”, afirma.

Nos dias 31 de março e 1º de abril, um grupo da Secretaria de Saúde participou de oficinas organizadas pela pasta estadual. O encontro, realizado em Santa Cruz do Sul, teve por objetivo capacitar e debater as propostas do projeto. Agora, o grupo venâncio-airense irá realizar um levantamento de dados e traçar um perfil do município para apresentar no encontro estadual, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de maio, na capital gaúcha.
 
Fonte: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=111913&intIdEdicao=1755

Nenhum comentário:

Postar um comentário