quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Notícia sobre "sobreviventes de suicídio"

A notícia abaixo transcrita deveria inspirar os "sobreviventes brasileiros" para que imitem a experiência relatada

Grupo de apoio a sobreviventes de suicídio reúne-se no Sport Club Português

Leonardo Ferreira - 02/12/2009

Toda a 3ª quinta-feira do mês, das 5:00 pm às 7:00 pm, nas instalações do Sport Club Português, na 55 Prospect St., no Bairro do Ironbound, em Newark (NJ), são realizadas reuniões do grupo de apoio para ajudar sobreviventes de suicídio. O que é um sobrevivente de suicídio? É alguém que perdeu um ente querido por suicídio.

A moderadora é M. Augusta Santos, uma sobrevivente de suicídio dedicada a criar um ambiente seguro e de apoio a outros sobreviventes. Aprender a continuar vivendo após a perda de um ente querido pode ser um processo emocional bastante difícil e doloroso, entretanto, juntar-se a um grupo de apoio pode representar o primeiro passo na jornada para a recuperação.

“Passar o meu primeiro feriado sem o John foi simplesmente insuportável. Eu encontrei apoio emocional e reganhei forças ao juntar-me a grupos de apoio em minha comunidade. Não sei o que teria feito sem eles! Fui abençoada em me juntar a eles, falar e aprender com pessoas que me entendiam e que passaram pelo mesmo tipo de dor. Eu não estava sozinha em meu sofrimento”, disse Augusta.

“Através de sete diferentes grupos de apoio, aprendi algo novo, diferente e inspirador em cada um deles. Não estou sugerindo que as pessoas juntem-se a vários grupos; algumas pessoas juntam-se a somente um, outras três, enquanto outras nunca participaram de grupo algum”, acrescentou.

Sobreviver à perda por suicídio é mais intenso, severo e difícil que por causas naturais, por isso, o grupo é destinado aos falantes da língua portuguesa e visa evitar a barreira do idioma.

As reuniões não são terapêuticas, portanto, não substituem qualquer assistência profissional necessária. Esses encontros são confidenciais e gratuitos durante os quais os participantes poderão compartilhar suas experiências com outros que realmente compreendem o sofrimento.

Mais informações podem ser obtidas através do tel.: (908) 707-1699, falar com M. Augusta Santos, ou e-mail: masantos5@aol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário