domingo, 28 de novembro de 2010

Especialistas discutem a relação entre suicídio e seguro em evento da ANSP

As Cátedras de Microsseguro, Direito do Seguro e Contrato do Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) discutem um tema muito importante para o mercado segurador no dia 2 de dezembro: a relação entre o suicídio e o seguro.

O evento terá como participantes o jornalista André Trigueiro, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Renato Nalini e a especialista em suicídio do Centro de Valorização à Vida do Rio de Janeiro, Maria Luiza Delavechia.

“É muito importante contar com a ilustre presença de palestrantes de alto gabarito, elucidando um tema que desperta interesse e gera muitas dúvidas para os profissionais do mercado de seguros”, declara Ana Rita Petraroli, advogada e coordenadora da Cátedra de Microsseguro da Academia.

André Trigueiro abordará o comportamento da imprensa com relação ao suicídio e os cuidados necessários para tanto, ante o crescimento dos casos em nosso país. “O suicídio pode ser evitado na maioria absoluta das situações, e a prevenção se faz com informação. Se o auto-extermínio é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, existem razões de sobra para que a mídia informe, da maneira apropriada e respeitando os princípios recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que a população deve saber sobre a prevenção do suicídio. Nesse sentido, há muito o que ser feito no Brasil”, afirma o jornalista.

O entendimento jurídico sobre o suicídio, em especial à carência legal prevista no artigo 798 do Código Civil, e ainda o descabimento da cobertura acidentária para sinistros desta natureza será discutido por José Renato Nalini. “Após um longo período em que a jurisprudência multiplicou casuísmos subjetivistas sobre o pagamento do valor segurado ao beneficiário do suicida, o Código Civil de 2002 pretendeu serenar a questão e adotou a tese objetiva. A explicitação da tese objetivista solucionou a questão? É o que se verá na reflexão a ser levada a efeito no encontro”, antecipa o desembargador.

Maria Luiza Delavechia, do Centro de Valorização da Vida do Rio de Janeiro, será responsável por desvendar o comportamento do suicida, a capacidade de raciocínio no ato e a relação com a premeditação do suicídio. “A auto-destruição é um processo complexo e dinâmico. Pensar que o gesto suicida surge repentinamente é um grande equívoco. Meses e anos de sofrimento são necessários até que o desejo de morrer supere o forte impulso para a vida que todo ser humano possui. Entender um pedido de socorro, reconhecer as principais características da pessoa que pensa em suicídio, compreensão e calor humano são de grande importância no trabalho de prevenção”, afirma a especialista.

Sobre a ANSP

A Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins. Sua estratégia de atuação contempla a pesquisa, o arquivo e a informação, sendo, portanto, um centro permanente de estudos e pesquisas.

Local: Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej - Cerqueira César

Data: 02/12/2010

Horário: 8h30 às 13h30.

O evento será gratuito e as vagas são limitadas

Fonte: http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=15218&ed=Geral&cat=Not%C3%ADcias


Nenhum comentário:

Postar um comentário