sábado, 23 de abril de 2011

Assédio moral e suicídio

O livro "Do Assédio Moral à Morte em Si - Significados Sociais do Suicídio no Trabalho" foi lançado no dia 28 de abril (2011), no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. 

Editado pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo, trata do suicídio como resultado do assédio ao mesmo tempo em que busca fundamentos para contrapor a argumentação criada de que adquirir transtornos em ambiente de assédio seria sinal de "fraqueza" do trabalhador.
 
A organização dos textos é de três especialistas em saúde no trabalho. 

  • Margarida Barreto, médica do Trabalho e pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social (Nexin PUC/SP);
  • Lourival Batista Pereira, coordenador da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e o
  • Nilson Berenchtein Netto, psicólogo e Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP.
Para saber mais, leia a entrevista com Nilson Berenchtein Netto, concedido à Leticia Cruz (Rede Brasil Atual). Veja um trecho abaixo:
O suicídio relacionado ao trabalho é um tema que vem crescendo estrondosamente (...) Apesar de não ser uma novidade, este tipo de suicídio não alarmava tanto. Nos últimos dez anos o número de suicídios evidentemente relacionados ao trabalho cresceu enormemente e fica realmente difícil esconder isso. Em geral, o que a sociedade costuma fazer? Esconde o fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário