quarta-feira, 8 de junho de 2011

Evento aborda promoção da vida e prevenção ao suicídio

A Univates realizou nesta terça-feira, dia 7, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lajeado, o evento “Capacitação sobre promoção da vida e prevenção de fatores que levam ao suicídio”, que contou com palestra do médico psiquiatra do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, Ricardo Nogueira. A atividade visou a aprofundar os conhecimentos sobre os riscos que levam ao suicídio.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora do Curso de Enfermagem da Univates, Arlete Kunz, do Secretário de Saúde de Lajeado, Renato Specht, e da responsável pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Lajeado, Cassiana Chemin. Segundo Specht, cerca de 1 milhão de brasileiros se suicidam a cada ano. “Em Lajeado, foram 17 suicídios no ano de 2010. O número é muito preocupante, então fomos buscar ajuda”, salientou. “Temos que fazer algo para prevenir, mas para isso devemos nos organizar e buscar conhecimento”, afirmou o Secretário.

Cassiana mostrou ao público alguns dados epidemiológicos de Lajeado. Segundo ela, entre os anos de 2007 e 2010, a faixa etária das pessoas que se suicidaram esteve entre 25 e 54 anos. “Os métodos mais utilizados são enforcamento, intoxicação por narcóticos e disparo de armas de fogo”, explicou. De acordo com Cassiana, o sexo masculino é maioria no número de suicídios.

Segundo Nogueira, que apresentou o tema “Prevenção do suicídio: projetos e perspectivas”, a maioria das causas que levam ao suicídio iniciam com a letra “d” - depressão, desalento, desapego e desprezo são alguns exemplos. “As causas, geralmente, são visíveis e mostram que o suicídio ocorre em um momento de vulnerabilidade do indivíduo”, ressaltou. De acordo com ele, é importante estar atento, pois muitas vezes do que a pessoa precisa é de apoio e de cuidado. “Temos condições de tratar o suicídio, desde que entendamos o que é e quais são os mitos em torno disso”, afirmou o psiquiatra. (AI)

07/06/2011
Fonte: http://www.folhadomate.com.br/index.php/conteudo/show/id/13535/cat/41

Nenhum comentário:

Postar um comentário