sexta-feira, 30 de setembro de 2011

II Fórum Baiano sobre Suicídio

Psiquiatras e psicólogos reunem-se nesta sexta (30), das 8h30 às 18h no II Fórum Baiano sobre Suicídio, no Fiesta Bahia Hotel, para discutir em que medida a clínica e pesquisa podem caminhar juntas no sentido da prevenção de suicídios. O evento, coordenado pelo Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps), vinculado ao Centro de Informações Antiveneno (Ciave), tem como tema central "Suicídio: a pesquisa e a clínica da prevenção" e aborda temas como a prevenção; a pesquisa na prevenção; violência doméstica em mulheres que tentaram suicídio; avaliação de risco e manejo do comportamento suicida; e leitos psiquiátricos em hospitais.

Entre os profissionais convidados está o professor Neury Botega, da Unicamp, que se destaca em pesquisas sobre interface entre a psiquiatria e outras especialidades médicas, a prevenção do comportamento suicida e qualidade de vida. Bodega é representante brasileiro na Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e coordenador da Comissão de Prevenção de Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria, além de autor de vários livros, entre eles “Telefonemas na Crise: Percursos e Desafios na Prevenção do Suicídio”, “Comportamento Suicida, Saúde Mental no Hospital Geral: Espaço para o Psíquico” e “Práticas Psiquiátricas em Hospital Geral”, que terá a 3ª edição lançada durante o Fórum.

Também participa do fórum a professora Blanca Werlang, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Blanca integra, no Conselho Federal de Psicologia, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica e tem experiência na área de psicologia clínica, com ênfase em fundamentos e medidas da psicologia (construção e validação de medidas psicológicas) e tratamento e prevenção psicológica. Atua principalmente em temas como desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação e intervenção clínica e em comportamentos violentos (violência interpessoal, coletiva, auto-infligida e eventos catastróficos).

Um comentário:

  1. Olá pessoal.

    Estou precisando de textos suicidas para meu Mestrado.

    Tenho que fazer um análise textual de pelo menos uns 10 textos.

    Prefiro textos de pessoas que suicidaram no Espírito Santo, mas se não conseguir, farei com o que tiver.

    Pode ser fotos dos textos, scanner dos mesmos ou eles no original...

    marley.maia@gmail.com

    ResponderExcluir