sábado, 3 de dezembro de 2011

Suicídio como "problema de saúde pública" em Portugal


Suicídio: é nossa obrigação evitar todas as mortes

"O problema do suicídio, acima de tudo porque é nossa obrigação evitar todas as mortes evitáveis, irá manter-se com relevância no Plano Nacional de Saúde 2012-2016", disse Paulo Macedo.

O ministro falava em Beja na sessão de abertura do colóquio "O suicídio no Baixo Alentejo, preocupações e soluções", após ter inaugurado o novo Centro de Saúde da vila de Barrancos.

Segundo o ministro, "o suicídio é um problema de saúde pública e uma clara preocupação do Ministério da Saúde" e, por isso, "o Coordenador Nacional para a Saúde Mental tem inscrito, no seu programa de ação, a implementação do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio".

"O suicídio representa uma causa importante de morte prematura em toda a União Europeia", mas as taxas globais de suicídio em Portugal são "inferiores" às dos países do Norte e do Leste do Continente Europeu, frisou.

Segundo o ministro, em 2009 a taxa de mortes por lesões auto provocadas intencionalmente em Portugal foi de 9.5 por 100 mil habitantes, o correspondente a 957 suicídios.

Naquele ano, enquanto a taxa média nacional de suicídios foi de 9.5 por 100 mil habitantes, no Alentejo esteve próxima dos 27 e no Algarve foi de quase 16, disse o ministro.

Em Portugal existe "uma marcada assimetria entre o Norte e o Sul, sendo que nesta região as taxas "são mais elevadas", devido a vários fatores sociais e de saúde mental, como desertificação, personalidade melancólica, envelhecimento e baixa religiosidade.

"Portugal continua a estar entre os países da Europa com maior número de falecimentos sem causa identificada", disse, defendendo que é "fundamental que os médicos ultrapassem a tendência cultural, comum a toda a sociedade, de não evidenciar os casos de suicídio".

"A este dado, é preciso juntar o que muitas vezes parece comezinho, mas tem um impacto real, que é o facto de os seguros de vida não cobrirem suicídios", disse o ministro.

Segundo Paulo Macedo, os grupos de risco de suicídio estão, sobretudo, ligados aos doentes com problemas no âmbito da saúde mental, incluindo os que têm "consumos aditivos" e as "principais causas" são a depressão e o consumo elevado de bebidas alcoólicas.

"O risco encontra-se ainda presente em pessoas desfavorecidas socialmente, nas que tiveram perdas recentes e alguns grupos de emigrantes", disse, referindo que "também existem grupos profissionais com risco aumentado, como o dos próprios médicos".

Na sua intervenção, Paulo Macedo disse que "não serão os constrangimentos orçamentais" que farão o Governo "retroceder" na "determinação de eleger a Saúde Pública como um dos vetores de desenvolvimento e sustentabilidade" do Sistema de Saúde.

"Pelo contrário, é a situação que nos obriga a uma gestão criteriosa dos recursos materiais e humanos e nos faz eleger as questões da Saúde Pública na promoção da saúde e na prevenção da doença como prioridades", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário