quarta-feira, 21 de março de 2012

Os planos nacionais de prevenção do suicídio precisando sair do papel

Mário Simões defende o regresso ao Serviço Médico na Periferia

O deputado do PSD eleito por Beja defende a reactivação do Serviço Médico à Periferia, no sentido de dotar a região dos médicos especialistas que escasseiam, nomeadamente psiquiatras.
   A proposta de Mário Simões surgiu esta segunda-feira, 19, em Odemira, onde o parlamentar acompanhou os trabalhos da Unidade móvel de saúde local na companhia do coordenador nacional para a saúde mental, Álvaro Carvalho, e do coordenador do Observatório Nacional para o Suicídio, Ricardo Gusmão.
   Após a visita, Simões comprometeu-se a propor junto do Ministério da Saúde a criação de um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, assim como a instalação de um sistema de telemedicina "para atenuar as consequências mais graves da falta de psiquiatras" nas regiões do interior do país.
   O deputado, que integra um grupo de trabalho para o estudo da incidência do suicídio em Portugal, elogiou igualmente o papel desempenhado pela Unidade Móvel de Saúde de Odemira, tanto "pela dimensão e importância" do trabalho que está a desenvolver "em condições de enorme dificuldade", assim como "pelos riscos enormes" inerentes ao facto de "percorrer caminhos sinuosos em terra batida pelo interior de Odemira".
   Durante a visita a Odemira, o coordenador nacional para a Saúde Mental, Álvaro Carvalho, garantiu que em Maio vai entrar em funcionamento na cidade de Beja uma unidade de internamento psiquiátrico. 

Fonte: http://correioalentejo.com/?diaria=6905

Nenhum comentário:

Postar um comentário