terça-feira, 24 de abril de 2012

Prevenção de suicídio nas escolas de Campo Grande-MS

Projeto oferece atividades para prevenção de suicídio nas escolas

O Programa de Prevenção de Suicídio nas Escolas é um projeto de extensão desenvolvido pela UFMS e o Núcleo Hospital Universitário (NHU) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, as secretarias estadual e municipais de educação e as prefeituras municipais do Estado. Pioneiro no tema visa treinar professores e funcionários das escolas das redes pública (estadual e municipal) e privada de MS para identificarem ideação e tentativa de suicídio em jovens e adolescentes nas escolas onde atuam, bem como quebrar tabus e mitos quanto à temática do suicídio infantil e juvenil.

Segundo Edilson dos Reis, capelão do NHU, a sensibilização dos profissionais é de extrema importância, pois eles poderão salvar vidas. Temos que criar um novo paradigma relacionado ao tema,  principalmente quando envolve criança e adolescente.

Dados do Ministério da Saúde (Manual Prevenção do Suicídio) apontam que na faixa etária entre 15 e 35 anos o suicídio está entre as três maiores causas de morte, e ainda que nos últimos 45 anos a mortalidade global por suicídio migrou em participação percentual do grupo dos mais idosos para o de indivíduos mais jovens (15 a 45 anos).

As atividades do Programa serão desenvolvidas em oito horas de seminário, envolvendo palestras e estudos de caso. Além do capelão Reis, o projeto conta com o médico psiquiatra Juberty Antonio de Souza, docente da UFMS, com o apoio de acadêmicos da UFMS dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina, e da Universidade Anhanguera Uniderp a acadêmica de Medicina Carolina Yume Arazawa.

O treinamento é oferecido gratuitamente. As escolas interessadas em receber as atividades devem entrar em contato pelo e-mail bioeticaufms@bol.com.br.

. Data: 23 de Abril de 2012
. Fonte: http://www-nt.ufms.br/news/view/id/1691

Nenhum comentário:

Postar um comentário