domingo, 2 de setembro de 2012

Para relembrar: 10 de setembro, Dia Mundial...



Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio se promove o compromisso mundial e medidas para prevenir suicídios.

De acordo com a OMS, o suicídio está entre as 20 primeiras causas de morte globalmente em todas as faixas etárias. Todos os anos, aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem por suicídio.

A prevenção pode ser feita de maneira eficaz pela restrição do acesso aos meios para o suicídio, como substâncias tóxicas e armas de fogo, identificação e administração de pessoas que sofrem de desordens mentais e abuso de substâncias, melhora no acesso a serviços de saúde e sociais, e notificação responsável do suicídio pela mídia.

Documento de referência: Ação de saúde pública para a prevenção do suicídio (em inglês): o objetivo do documento é subsidiar os governos no desenvolvimento e implementação de estratégias para a prevenção do suicídio, bem como para ajudar àqueles que já iniciaram o processo de formulação de estratégias nacionais de prevenção do suicídio.

O documento baseia-se em evidências de 15 anos de pesquisa e identifica elementos importantes de uma estrutura para fundamentar ações públicas a fim de prevenir o suicídio.

Fonte: OMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário