sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prevenção "made in Japan" para crianças e adolescentes


Manual de prevenção ao suicídio infantil é elaborado em Saitama

Obra ajudará professores a detectar sinais de perigo nos estudantes

O conselho de educação da cidade de Saitama desenvolveu um manual que ajuda os professores a detectar sinais entre seus alunos que podem leva-los ao suicídio, informou o Mainichi Shimbun. O risco de suicídio, avaliado de acordo com o comportamento ou palavras dos alunos, foi dividido em três graus, cada um dos quais foram estabelecidos um conjunto de medidas preventivas.

Desde que o manual entrou em vigor em 166 escolas em setembro, houve 54 casos de risco de suicídio. Tudo indica que graças ao manual os professores tem melhorado seus níveis de observação sendo capazes de detectar sinais de um provável suicídio e tomar medidas rápidas e apropriadas, ressaltou um funcionário do Ministério da Educação.

O suicídio de uma menina de 14 anos de idade, em 2008, levou o conselho de educação de Saitama a redobrar seus esforços para evitar que crianças tirem suas vidas, com medidas que incluem questionários para verificar seu estado psicológico. Para desenvolver o manual foram levados em consideração casos anteriores de suicídios. Se uma criança envia um e-mail para um amigo no qual ele escreve: "Eu quero morrer" ou informa que está criando as condições para tirar sua própria vida, o manual considera que o caso está no nível 3 de urgência.

Em uma escola secundária, um professor, depois de saber que um aluno escreveu “quero morrer” e “a vida não tem sentido”, relatou o caso. A escola agiu imediatamente e o estudante está atualmente em tratamento psicológico. O superintendente de educação da cidade, citado pelo jornal Mainichi, destacou que o trabalho de prevenção do suicídio em crianças é responsabilidade de toda a sociedade e espera que nenhuma criança tire a própria vida.

Fonte: ipcdigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário