quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ecos do Rio Grande do Sul. Convite à conversa entre os profissionais da saúde mental


Roda de conversa sobre prevenção do suicídio e atenção em situações de crise em saúde mental
Luciane Régio

Na sexta-feira dia 7, reuniremos coordenadores municipais de saúde mental e da DANT-violência de 31 municípios da 4ª CRS/RS, coordenadores de CAPS, coordenadores de NASF/NAAB e as equipes de cinco hospitais gerais com leitos contratualizados SUS para atendimento em saúde mental. Público restrito, para que a roda seja possível...

A conversa estará aberta! Reconhecendo as potencialidades dos municípios, trazendo questões sobre acolhimento, escuta qualificada, atuação nos territórios, a partir do tema da prevenção ao suicídio e atenção em situações de crise.

Conversa densa, epidemiologia preocupante.

80% dos suicidas consultaram com algum médico no último mês antes do suicídio.

60 % dos suicidas nunca procuraram um profissional de saúde mental.

As notificações das lesões auto-provocadas na DANT-violência, a perda do familiar, a crise por essa perda, outras crises... como trabalhamos?

As pistas...

As tentativas...

As concretizações...

O luto...

A memória...

Outro dia atendo o telefone, uma mãe que havia internado o filho compulsoriamente, pela primeira vez, chora. Pergunto o motivo. Ela me conta que o filho não a compreendeu a internação. Vinte dias depois de retornar para casa, cortou os pulsos. Socorrido a tempo... 22 anos.

Um profissional de saúde solicita um leito para internação. Liberado o leito e... meia-hora depois cancela o pedido. Pergunto o motivo. O usuário diz que vai se suicidar no hospital, caso lhe obriguem a ser internado. Avisou os familiares, que desistiram da "ordem judicial".

Mais abordagens terapêuticas, projetos terapêuticos singulares, cuidado compartilhado em equipe multiprofissional, tratamento em liberdade, internações breves, mais trabalho criativo, vínculos,  afetos, afetar, trocar, reduzir danos, tolerar, aproximar...

A partir da gestão regional, da coordenação da DANT, da coordenação da Politica de Saúde Mental e os demais coordenadores do Núcleo Regional de Ações em Saúde em esforço de transversalização/integração das políticas, contaremos com a apoiadora da PNH, Martha Noal (psiquiatra).

Uma roda de conversa provocada a partir de relatos de profissionais em vídeo, alguns slides no tema, músicas inusitadas/letras trazidas pela Martha, retomaremos a Linha de Cuidado em Saúde Mental "O cuidado que eu preciso", com a expectativa de trocas de experiências, da apropriação de novos conhecimentos, para o planejamento em equipe e escuta, capacitando para a notificação das tentativas de suicídio, abrindo fórum para o planejamento estratégico de ações nos municípios.

 Fonte: http://www.redehumanizasus.net/59451-roda-de-conversa-sobre-prevencao-do-suicidio-e-atencao-em-situacoes-de-crise-em-saude-mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário