segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Evento de capacitação de prevenção de suicídio no Rio Grande do Sul


Secretaria promoveu capacitação sobre suicídio a profissionais da saúde do RS
Gustavo Trevisi

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou no dia 29 de novembro o 4º Seminário Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento foi destinado aos servidores da saúde dos municípios do RS que trabalham com a temática do suicídio (Venâncio Aires e região).

A psicóloga do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais da SES,  Cláudia Weyne Cruz, explicou que o objetivo do encontro foi capacitar os profissionais de saúde para a prevenção de suicídios. "Ainda falta conhecimento para evitar que as pessoas façam isso", afirma.

Segundo ela, há um aumento de casos entre jovens e idosos. Entre os idosos, a aposentadoria; as dores provenientes de doenças e a perda da função social estão entre os principais fatores que contribuem para este acréscimo.

A Irmã Lúcia Boniatti, presidente do Sistema Mãe de Deus, disse que é necessário tocar o coração das pessoas. "Dentro de nós está a maior sabedoria das nossas vidas", assegura. Para ela, devemos ter, pelo menos, 15 minutos de silêncio diário e eliminar hábitos antigos para aquietar nossa mente e melhorar nossa qualidade de vida.

Durante o evento, teve o lançamento do Guia de Prevenção do Suicídio, realizado a partir de um convênio com o Ministério da Saúde.

Fonte: http://www.saude.rs.gov.br/conteudo/6733/?Secretaria_promove_capacita%C3%A7%C3%A3o_sobre_suic%C3%ADdio_a_profissionais_da_sa%C3%BAde_do_RS

Mais informações sobre o guia


PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO NÍVEL LOCAL

Orientações para a formação de redes municipais de prevenção e controle do suicídio e para os profissionais que a integram

Organização
Anna Tereza Miranda Soares Moura, Eliane Carnot Almeida, Paulo Henrique de Almeida Rodrigues,
Ricardo de Campos Nogueira, Tânia E. H. H. - Porto Alegre

Revisão Técnica
Miriam Prietch
Neury José Botega
Ricardo de Campos Nogueira

Esta publicação se dirige a todos os profissionais que tem a possibilidade de atuar na vigilância e prevenção do suicídio, em especial nas áreas da saúde, assistência social, educação, extensão rural, jornalismo e segurança.

Resulta de um Projeto de Pesquisa realizado em quatro municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Candelária, Santa Cruz do Sul, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires, todos com elevados índices de suicídio, com o objetivo de desenvolver uma metodologia para a formação de redes intersetoriais de promoção da vida e prevenção do suicídio, a partir da sensibilização e do envolvimento de profissionais de diferentes setores.

O Projeto foi coordenado por pesquisadores do curso de Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, com o apoio do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CEPESC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento do Ministério da Saúde através da Coordenação de Saúde Mental e da Secretaria de Vigilância e Saúde (SVS). Contou com a parceria do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (CEVS/SES/RS), através do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (NVDANT), do Programa de Prevenção da Violência do Estado do Rio Grande do Sul (PPV/RS) e das secretarias municipais de saúde dos quatro municípios envolvidos.

Houve participação ativa de profissionais com atuação local em diferentes setores, representantes de instituições como o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) da SES/RS, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O projeto contou com a consultoria técnica dos especialistas Profa. Blanca S. Guevara Werlang, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Prof. Neury José Botega, da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP).

Foram tomados como referência os manuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) para a vigilância, prevenção e o controle do suicídio, cujo conteúdo foi sintetizado, assim como os dados levantados na referida pesquisa e em outros trabalhos acadêmicos sobre o tema.

Para acessar o guia, clique nos arquivos abaixo:
Capa do Manual
Parte 1/3
Parte 2/3
Parte 3/3

Fonte do guia: http://www.polbr.med.br/ano11/wal1211.php (Psychiatry on line Brasil POL+BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário