quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mais sobre o Plano de Prevenção do Suicídio em Portugal


Médicos de família determinantes na prevenção do suicídio
Bárbara Baldaia

A primeira tónica do Plano de Prevenção do Suícidio está na formação dos clínicos gerais para estarem atentos a casos de depressões graves.

Os números mostram que a maioria das pessoas que se suicidaram recorreu a um médico no mês anterior.

Por isso mesmo, adianta Álvaro de Carvalho, a primeira tónica do Plano de Prevenção do Suícidio está na formação dos clínicos gerais para estarem atentos a casos de depressões graves.

Ou seja, o médico de família deve estar alerta para perceber as depressões graves que podem desenvolver tendências suicidárias, de forma a conseguir encaminhá-las para o psicólogo ou o psiquiatra.

O coordenador do Plano de Prevenção do Suicídio chama ainda à discussão outros elementos que podem ter um papel fundamental para evitar mortes.

Álvaro de Carvalho chama-lhes os porteiros sociais. Professores, polícias, bombeiros, padres, taxistas: são pessoas que às vezes ouvem desabafos e que devem estar atentas a casos potencialmente mais graves.

Procurar um especialista é o primeiro passo que a pessoa com depressão deve dar e essa decisão pode surgir com a ajuda de alguém que está de fora.

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3027329&page=-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário