terça-feira, 27 de maio de 2014

Fórum de Prevenção ao Suicídio no Piauí

Quando: 21 de maio 2014

Agente promotor: Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi)

Evento: Fórum de Prevenção ao Suicídio. 

A realização do evento teve como objetivo a conscientização dos públicos a respeito da prevenção ao suicídio, buscando reforçar a auto-estima das pessoas, bem como o sentimento de valorização da vida e da importância da família. O fórum é voltado para profissionais da área da saúde, além de ser aberto ao público em geral.

Segundo Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental, esse é o primeiro encontro realizado no interior com foco na prevenção do suicídio, tendo reunido mais de 600 pessoas no Ginásio Poliesportivo da cidade. O próximo fórum deve acontecer no município de Esperantina, com data ainda a definir.

“Em Teresina, como em todo o mundo, o índice de suicídio é bastante alto. Ocupamos o 5º lugar no ranking nacional e, por isso, estamos trabalhando para reduzir esse número. Como metodologia de trabalho tentamos convencer as pessoas sobre a importância da vida, através de ações que visam à valorização da auto-estima de cada indivíduo. Temos que entender que cada pessoa é diferente da outra e que ela pode expressar sentimentos diferentes. Ficamos felizes pela participação das pessoas e pelo acolhimento da Prefeitura. Procuramos usar uma linguagem sem termos técnicos para envolver o público”, explica Leda Trindade.

Temas debatidos no evento: 

- Importância da rede psicossocial na prevenção do suicídio (Psicóloga Leda Trindade); 

- Suicídio e saúde Mental (Dr. Edwyrton de Freitas); 

- Prevenção e pósvenção do suicídio: relatos vivenciais (Dra. Elis Regina Pereira – psicóloga); 

- Processo de luto por suicídio e grupo de suporte ao luto (Dra. Patrícia Moreira – psicóloga).

Fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/295375_governo_realiza_forum_de_prevencao_ao_suicidio_em_inhuma.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário