terça-feira, 6 de maio de 2014

Reescrever os rumos da própria vida e preservá-la... ainda há tempo:)

Campanha reescreve cartas de suicídio para buscar um final diferente

Em campanha publicitária, o CVV (Centro de Valorização da Vida), ONG que atua na prevenção do suicídio há 52 anos, decidiu reorganizar cartas reais de suicidas. A ideia é demonstrar que a confusão mental e emocional pode ser modificada para o início de uma nova fase da vida. A agência escolhida foi a Leo Burnett Tailor Made.

A agência se baseou em cartas reais deixadas por pessoas que atentaram contra a própria vida. Os textos foram reescritos, utilizando as mesmas palavras, de forma com que os autores chegassem a conclusões diferentes.

“Esse ato de reescrever sua própria vida ao reorganizar as ideias é um conceito fundamental da atuação do CVV”, diz Adriana Rizzo, voluntária do CVV. “Muitas pessoas nos procuram porque as emoções se acumulam sem serem bem resolvidas, o que dificulta a clareza sobre as situações da própria vida. Ao se sentir acolhido, sem pressões ou cobranças, a própria pessoa reorganiza seus pensamentos durante a conversa com o voluntário do CVV e encontra outras saídas”, explica Adriana.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o suicida pede ajuda e tenta outras soluções até o ato final. Porém a falta de conscientização e de comunicação reduz as chances de prevenção do suicídio.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nove de cada dez suicídios poderiam ser evitados. “Pelo menos 25 brasileiros morrem vítimas de suicídio diariamente”, afirma Adriana. “A ideia suicida é muito mais comum do que se pensa. Um estudo da Unicamp aponta que 17% dos adultos já pensaram seriamente em se matar.”

O CVV é um serviço gratuito e realizado exclusivamente por voluntários desde sua fundação, em 1962. A entidade oferece apoio emocional a pessoas que sentem a necessidade de conversar de forma aberta e acolhedora, sem receber críticas, julgamentos ou cobranças, seja pelo telefone (141), seja por Skype, chat, e-mail, carta ou pessoalmente.

Fonte: http://www.mazarine.com.br/campanha-reescreve-cartas-de-suicidio-para-buscar-um-final-diferente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário