quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prevenção do suicídio nas escolas... lá em Portugal

Uma onda de suicídio atinge algumas cidades brasileiras. Porto Velho é uma delas. No entanto, os responsáveis pela saúde pública estão longe de entender a gravidade da situação.

Ofereci-me para fazer palestra numa das maiores escolas públicas (gratuitamente, como é de praxe), mas não fui convidado.

Que não sejam necessárias mais tantas mortes para que despertemos para a necessidade de irmos às escolas prevenir o suicídio.

Prevenção do suicídio nas escolas volta a estar em debate na Escola de Enfermagem [em Coimbra, Portugal]

Encontro do projeto “+ Contigo”, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro, traz a Coimbra especialistas em Psiquiatria e em Saúde Infantil, além de educadores, psicólogos e enfermeiros. Estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico vão apresentar música rap inspirada no projeto

O alargamento, ao território nacional, do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+ Contigo”, que a partir da região centro do país já se estendeu à Lourinhã, Algarve e Açores (Ilha do Pico), é um dos temas em destaque num encontro que se realiza, amanhã (dia 1 de outubro), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

O III Encontro “+ Contigo” (programa em anexo), para partilha de resultados do projeto no ano letivo de 2013-2014, tem início às 9h30, na Sala de Reuniões da ESEnfC – Polo B, em S. Martinho do Bispo. A abrir a iniciativa, os psiquiatras Daniel Sampaio (Centro Hospitalar Lisboa Norte) e Diogo Guerreiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) vão falar-nos, justamente, sobre prevenção do suicídio nas escolas.

Pelas 12h30, decorrerá a sessão de boas-vindas, com a presença da vice-presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Manuel Tereso, do diretor do Programa Nacional de Saúde Mental e coordenador do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, Álvaro de Carvalho, e do coordenador do “+ Contigo”, o professor da ESEnfC, José Carlos Santos.

Finda a sessão de boas-vindas, será apresentada uma música rap alusiva ao “+ Contigo”, criação de um grupo de estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico que integra o projeto.

Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro, o “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência. A população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O “+ Contigo” mereceu o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

http://www.noticiasdecoimbra.pt/prevencao-do-suicidio-nas-escolas-volta-a-estar-em-debate-na-escola-de-enfermagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário