quinta-feira, 12 de março de 2015

Boas notícias de Portugal: "Dia + contigo"

Dia + contigo na escola

Escolas de 17 concelhos do país (sobretudo da região Centro, mas também da Lourinhã e da ilha do Pico, nos Açores) participam, amanhã (12 de março), nas comemorações do Dia “+ Contigo”, data que assinala a existência do projeto homónimo de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, iniciado em Coimbra, pelas mãos da Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC) e da Administração Regional de Saúde do Centro, e agora em fase de alargamento ao território nacional.

Alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a população-alvo do projeto “+ Contigo”, estarão envolvidos em múltiplas atividades promotoras da saúde mental e do bem-estar, previstas para as escolas que frequentam, na Marinha Grande, Figueiró dos Vinhos, Sever do Vouga, Pombal, Oliveira do Hospital, Mangualde, Oliveira do Bairro, Coimbra, Cantanhede, Mealhada, Lourinhã, Albergaria-a-Velha, Figueira da Foz, Estarreja, Lajes do Pico, Madalena e S. Roque.

Uma largada de balões com mensagens alusivas à saúde mental, um jogo de futebol com o lema fair play, flash mobs, projeção de vídeos, palestras, momentos musicais, murais para escrever mensagens acerca do tema, além de jogos variados, são algumas das ações programadas para o Dia “+ Contigo”.

Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro e desenvolvido em meio escolar, o “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência e tendo em vista a prevenção do suicídio neste grupo etário.

Cerca de 3500 jovens foram, até ao momento, abrangidos pelo projeto, que foi inserido no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, da Direção-Geral da Saúde (DGS). Além da DGS, são parceiros “+ Contigo” a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Município da Lourinhã.

Fonte: www.noticiasdecoimbra.pt/dia-contigo-na-escola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário