domingo, 2 de agosto de 2015

Plano Nacional de Prevenção ao Suicídio em Luxemburgo

O governo luxemburguês apresentou esta quarta-feira um plano nacional para prevenir o suicídio. Entre 2000 e 2013, o Luxemburgo registou 1.017 casos de suicídio. Só em 2014, o Grão-Ducado contabilizou 85 suicídios, uma média de sete mortes por mês.
Este números colocam o Luxemburgo ligeiramente abaixo da média europeia, com uma taxa de suicídio de 8,7 pessoas por 100 mil habitantes, contra 12 por 100.000 na UE, mas preocupam o Governo.
"O Governo trabalha neste assunto desde 2006, mas o país continua a não dispor de um plano [de ação]", recordou  a ministra da Saúde, Lydia Mutsch.
Para a ministra, é preciso "quebrar o tabu e falar deste assunto nas escolas, porque os jovens também são afetados [pelo suicídio]".
Segundo dados do Governo, o suicídio é a primeira causa de morte dos jovens entre os 25 e os 29 anos. Na população em geral, uma em cada 50 mortes deve-se ao suicídio. 
Tal como noutros países, a maioria dos suicidas são homens, que representam o triplo das mulheres. As tentativas de pôr fim à vida representam dez a vinte vezes mais que o número de suicídios, de acordo com o Executivo.
O Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, apresentado esta quarta-feira, baseia-se no modelo australiano "Living Is For Everyone" (LIFE), e inclui 33 ações prioritárias.
O objetivo do plano, que se prolonga até 2019, é educar crianças e jovens para o problema, reforçando a pesquisa na área da saúde mental e a análise dos factores de risco.
Fonte: http://www.wort.lu/pt/luxemburgo/luxemburgo-governo-apresenta-plano-nacional-para-prevenir-o-suic-dio-55b8e94e0c88b46a8ce5d795

Nenhum comentário:

Postar um comentário