segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Setembro Amarelo: notícias de Minas

Três campanhas de saúde colorem Belo Horizonte neste mês. As cores dourado, verde e amarelo simbolizam ações de prevenção do câncer infantil, o incentivo à doação de órgãos e a prevenção ao suicídio, respectivamente.

Índice alarmante de suicídios motiva série de debates

Valorizar a vida é o mote da campanha “Setembro amarelo”, relacionada ao Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10. Durante todo o mês, o prédio da Assembleia Legislativa e do posto de divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV), em Belo Horizonte, serão iluminados de amarelo.

“A campanha foi lançada pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP, na sigla em inglês), em Londres. No Brasil, acontecerão diversos eventos para abordar o assunto”, afirma o coordenador do posto do CVV na capital, Luiz Augusto.

Ele considera importantíssimo que o tema seja tratado abertamente. “A cada momento que passa, o assunto se torna mais conhecido. As pessoas dão sinais de suicídio e alguém tem que estar preparado para identificá-los”, diz.

Balanço negativo

No ano passado, números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) fizeram disparar um alerta: cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, no mundo, média de uma a cada 40 segundos. Na faixa etária de 15 a 29 anos, é a segunda maior causa de morte no planeta. As que passam dos 70 são as que mais se tornam suicidas.

“Percebemos que em datas comemorativas a procura por atendimento aumenta, a exemplo do Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados. No Brasil, temos em torno de 900 mil atendimentos anuais por telefone e, em Minas, cerca de 9 mil. Acreditamos que o apoio emocional e a oportunidade de falar sem ser julgado sejam uma válvula de escape para a pessoa não chegar ao suicídio”, avalia Luiz Augusto.

Complementando...
Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história (Hannah Arendt)
Dar oportunidade às pessoas de falarem sobre seus dramas e tragédias é, em grande medida, permitir que retomem a jornada por meio das reflexões, necessárias, vitais em torno de sua história de vida...

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/tres-campanhas-de-promoc-o-da-saude-colorem-belo-horizonte-em-setembro-1.344819

Nenhum comentário:

Postar um comentário