quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Cabeleireiros são treinados para evitar suicídios em Belfast


... da série de postagens que ficaram guardadas na seção de rascunho deste blog e que sobreviveram por serem interessantes, a despeito da época em que deveriam ter sido publicadas...
Cabeleireiros e taxistas na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, estão sendo treinados para poder identificar pessoas que possam estar tendo pensamentos suicidas e dar apoio psicológico a elas para que não se matem.
Alguns funcionários de lojas e centros de busca de empregos na cidade também estão recebendo treinamento em noções básicas de psicologia para a prevenção de suicídios.
Todos esses profissionais foram escolhidos para receber o treinamento porque, em geral, realizam trabalhos durante os quais os clientes gostam de conversar e se abrir.
Neste verão, a cidade de Belfast teve 30 suicídios em apenas seis semanas.
O treinamento é dado pela organização beneficente PIPS especializada em aconselhamento psicológico para prevenção de suicídios.
“É como primeiros-socorros para pessoas que possam estar em risco de suicídio. Muitas vezes elas acham difícil conversar sobre seu problema com alguém conhecido, e acham mais fácil conversar com um estranho, e esse estranho pode ser o cabeleireiro,” diz Claire James, da PIPS.
Os organizadores acreditam que o projeto de Belfast possa ser usado em outras cidades com altos números de suicídios.

2 comentários:

  1. Excelente idéia a ser "copiada"! Aqui, no Brasil, infelizmente ainda estamos "engatinhando" na prevenção! Grato por compartilhar esta materia!

    ResponderExcluir
  2. Grato, Jorge, pelo seu comentário. Tomara que avancemos nos cuidados que as pessoas com ideações suicidas exigem. Há muito o que fazer!

    ResponderExcluir