terça-feira, 28 de junho de 2016

Ecos do I Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio

Professora de Psicologia da FAI apresenta trabalho em congresso brasileiro sobre suicídio

Evento foi organizado pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS)

A professora do curso de Psicologia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Ana Vitória Salimon C. dos Santos, participou de 16 a 18 de junho em Belo Horizonte, do I Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio, no qual apresentou o trabalho “Rede Promover Vida de Adamantina/SP: possibilidades de ações de prevenção do suicídio e outras violências para municípios de pequeno porte”, de sua autoria e de Lazslo Antonio Ávila, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Organizado pela recém-criada Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) – da qual faz parte a professora da FAI, o Congresso teve como tema central “Prevenção do suicídio: uma tarefa para muitas mãos”.

O trabalho da docente apresentou um recorte da pesquisa que propôs a caracterização de ocorrências de suicídio, tentativas de suicídio e a construção de políticas públicas de prevenção em um município de pequeno porte. Retratou a organização, implantação e execução da “Rede Promover Vida”, composta pela parceria da FAI com diversos órgãos e instituições atuantes em Adamantina nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança, bem como com o Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, entre outros.

Ana Vitória pontuou que a temática do congresso confirma a importância das ações de prevenção e pósvenção do suicídio [intervenções após a ocorrência de uma tentativa ou de um suicídio] que vem sendo realizadas há quase uma década em Adamantina, com reflexos na microrregião, “pois realmente é uma tarefa para muitas mãos”.

Ressaltou também a importância das práticas de extensão da FAI. “Através do desempenho dos estagiários em campos reais de atuação pode se qualificar a formação profissional dos mesmos e fortalecer e ampliar as ações de políticas públicas, exemplificando pelos atendimentos psicológicos oferecidos no Núcleo de Psicologia e em campos de estágios na comunidade”, afirmou.

De acordo com Ana Vitória, a participação no congresso foi muito válida para solidificar e ampliar conhecimentos na área, trocar experiências com pesquisadores e profissionais de várias regiões do Brasil e também para realizar aproximação com propostas de intervenção que possam implementar as ações do Promover Vida, com o objetivo de promover a saúde e a prevenção de suicídio e outras violências, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC).

Mais informações sobre a Rede Promover Vida podem ser obtidas pelo e-mail promovervida@fai.com.br ou no Núcleo de Psicologia pelo telefone (18) 3521-2819.

Fonte: http://www.sigamais.com/noticias/ensino-superior/professora-de-psicologia-da-fai-apresenta-trabalho-em-congresso-brasileiro-sobre-suicidio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário